quinta-feira, 1 de março de 2012

O cinema e os desafios da mídia



Já está definido o tema do debate na próxima terça-feira.  

O Artista” e “A Invenção de Hugo Cabret” foram os dois maiores ganhadores do Oscar de 2012 . E ambos podem servir como analogia para os desafios que a mídia mundial vive nestes primórdios do século XXI.
O primeiro se passa na Hollywood de quase um século atrás, quando a indústria cinematográfica descobre as possibilidades da inclusão do som nos filmes. Um momento de ruptura que exigiu que profissionais da época, como o astro George Valentin, se reinventassem para continuar desenvolvendo sua arte.
No segundo, surge a incrível figura de George Mèliès, um dos gênios do cinema, a quem Chaplin chamou de “o alquimista da luz” por conta de suas revolucionárias técnicas que criaram filmes como “Viagem à Lua”.
Em um momento em que a imprensa se vê confrontada por uma onda de novidades informacionais e ainda repensa seu destino, os dois filmes surgem como ótimos motivos para refletir. E é exatamente este tipo de reflexão sobre a reinvenção de nossa “arte” e das demais que o Observatório da Imprensa pretende fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário