A partir das 22h, o Observatório da Imprensa entra no ar pela TV Brasil para debater o uso de câmeras ocultas por parte dos jornalistas. Para os leitores do Blog, adiantamos trechos das entrevistas cedidas pelo diretor de jornalismo da TV Record/RJ, Givanildo Menezes, e pelo advogado José Roberto, respectivamente. Não esqueçam de mandar seu comentário. Ele pode ser lido ao vivo logo mais.
Abaixo, relação de artigos sobre o tema veiculados no site do Observatório da Imprensa. Curioso notar que o assinado por Fábio Borges data de 2004. Oito anos depois, pouca coisa mudou quanto à regulamentação do uso de câmeras escondidas.
Sylvia Moretzsohn –http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed687_duas_ou_tres_coisas_sobre_o_metodo
Nicolas Braga –http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed687_o_sensacionalismo_e_a_credibilidade
Renato Janine Ribeiro –http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed687_a_etica_dos_corruptos
Mario Augusto Jakobskind –http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed687_um_esquema_sutil_que_poucos_entenderam
duas perguntas: 1. a edição das imagens, por si só, não tende a distorcer o conteúdo da reportagem para conseguir audiência? 2. as pessoas que aparecem nâo deveriam ter suas identidades preservadas afetadas antes de apurada a denúncia?
ResponderExcluirQuestões para se refletir:
ResponderExcluir1)O jornalismo brasileiro deve incentivar os profissionais a colocarem suas vidas em risco para obterem imagens comprometedoras de fatos já conhecidos?
2) Se, ao que parece, o Código de Ética não define bem o uso da câmera oculta, qual seria o limite para o uso de tal recurso?