quinta-feira, 22 de março de 2012

Você acha ético o uso de câmeras ocultas no jornalismo?

O Fantástico, programa dominical da Rede Globo, veiculou no último domingo, dia 18, uma reportagem mostrando o quão fácil é para empresas mal intencionadas fraudarem concorrências e roubarem dinheiro público, no caso, da saúde. A denúncia foi possível graças ao uso de câmeras escondidas por um repórter infiltrado (confira aqui a matéria).
Assim, o Observatório da Imprensa da próxima terça-feira vai debater o valor ético dessa atitude. Até que ponto um jornalista pode invadir a privacidade de alguém em pról da notícia?
Na Espanha, recentemente, o Tribunal Constitucional deliberou que o uso dessa prática é ilegítimo. Por aqui, nos últimos anos foram dezenas de denúncias relevantes que só vieram à tona por conta do uso desses equipamentos pelos jornalistas.
Será que podemos abrir mão deste recurso? Como regular seu uso? Não seria o caso de criar um código de conduta para evitar seu uso abusivo? São perguntas que o Observatório vai debater. E queremos saber a sua opinião! Comente por aqui, em nosso Facebook ou pelo Twitter, no @obstv!

Confira aqui com exclusividade o comentário de Dines sobre a pauta da próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário