terça-feira, 27 de março de 2012

Observatório da Imprensa discute o uso de câmeras escondidas no jornalismo

A partir das 22h, o Observatório da Imprensa entra no ar pela TV Brasil para debater o uso de câmeras ocultas por parte dos jornalistas. Para os leitores do Blog, adiantamos trechos das entrevistas cedidas pelo diretor de jornalismo da TV Record/RJ, Givanildo Menezes, e pelo advogado José Roberto, respectivamente. Não esqueçam de mandar seu comentário. Ele pode ser lido ao vivo logo mais.


Abaixo, relação de artigos sobre o tema veiculados no site do Observatório da Imprensa. Curioso notar que o assinado por Fábio Borges data de 2004. Oito anos depois, pouca coisa mudou quanto à regulamentação do uso de câmeras escondidas.

2 comentários:

  1. duas perguntas: 1. a edição das imagens, por si só, não tende a distorcer o conteúdo da reportagem para conseguir audiência? 2. as pessoas que aparecem nâo deveriam ter suas identidades preservadas afetadas antes de apurada a denúncia?

    ResponderExcluir
  2. Questões para se refletir:

    1)O jornalismo brasileiro deve incentivar os profissionais a colocarem suas vidas em risco para obterem imagens comprometedoras de fatos já conhecidos?

    2) Se, ao que parece, o Código de Ética não define bem o uso da câmera oculta, qual seria o limite para o uso de tal recurso?

    ResponderExcluir